Você sente cansaço, falta de motivação ou um aperto constante no peito? E se te dissermos que isso pode ser, ansiedade, depressão — ou os dois?
Muita gente confunde os sintomas, se perde em rótulos e acaba sem ajuda. Este artigo rápido vai te ajudar a identificar o que está sentindo e dar o primeiro passo com clareza.
Ansiedade ou depressão: qual é qual?
Ansiedade é uma resposta de alerta. O corpo entra em modo “luta ou fuga”, mesmo sem perigo real. É comum sentir:
- Taquicardia e tensão muscular
- Pensamentos acelerados e catastróficos
- Dificuldade para relaxar e dormir
Já a depressão é como um apagamento emocional. Não há medo: há falta de energia, vontade, prazer. Os sinais mais comuns:
- Cansaço extremo, mesmo após descansar
- Falta de interesse por coisas que antes te animavam
- Sensação de vazio, peso ou inutilidade
E se for os dois… ou nenhum?
Ansiedade e depressão, entretanto, podem coexistir. Aliás, isso é mais comum do que parece.
Você pode estar rindo com amigos e ainda assim sentir um vazio ao deitar. Ou manter tudo sob controle no trabalho e desabar ao chegar em casa. Às vezes, o que há é exaustão emocional, sobrecarga mental ou uma vida sem pausas — temas que exploramos neste artigo sobre sinais silenciosos da ansiedade.

Quando buscar ajuda
Sentir tristeza ou preocupação, entretanto, não significa que há algo errado com você. Mas se esses sentimentos, na verdade, duram semanas e afetam seu dia a dia, é hora de buscar orientação profissional.
Em suma, psicoterapia, mudanças no estilo de vida e até uma caminhada diária podem transformar a forma como você lida com suas emoções. Se quiser saber mais, recomendamos também este conteúdo sobre o banho de floresta e seus efeitos no bem-estar.
#DesafioCarpeVitae
Hoje, pare por 5 minutos e escreva: “O que estou sentindo agora, sem filtro?”. Observe o que surge. Isso pode te surpreender. Não se esqueça de compartilhar nos comentários!
Vida leve. Vida plena.
Links externos relevantes:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.